Nutracêuticos na Medicina Veterinária

O termo nutracêutico vem de nutri de "nutriente" e cêutico de "farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. è a medicina natural tratando a saúde do seu pet e prevenindo doenças.

Nutracêutica é um conceito de atuação da medicina em relação a prevenção e tratamento de doenças crônico degenerativas através de técnicas que resgatam conhecimentos da bioquímica, fisiopatologia e nutrição. Esta nova abordagem visa o emprego de fármacos "inteligentes" no combate a Radicais Livres (RLs) resultando em melhor qualidade de vida aos animais. Unindo-se tais conceitos com a reprogramação alimentar(dieta natural), exercícios, controle ambiental e combate a disbiose (desequilíbrio da biota gastrointestinal demonstrou-se cientificamente uma grande melhoria nos quadros clínicos de pacientes como um todo, rejuvenescendo e retardando a evolução de diversas enfermidades.

Na verdade, todo alimento natural(não processado pela industria)pode ser classificado como "funcional", já que contém em doses variáveis, componentes essenciais  a saúde como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc...outros alimentos contém, além desses, outros componentes com grande capacidade de proteção da saúde.

Atualmente vemos uma infinidade de doenças em cães em conseqüência de distúrbios alimentares, incluindo a falta marginal de nutrientes e o excesso de alguns fatores prejudiciais ao organismo.

 

A alimentação caseira balanceada é um direcionamento atualizado na nutrição dos pets, com base numa nutrição rica em antioxidantes naturais e fatores que garantem uma melhor performance do organismo, que vão além de seus aspectos bioquímicos e valores percentuais de carboidratos, proteínas e lipídios. 


É importante conhecer todos os aspectos dos alimentos, para podermos oferecer uma alimentação que tem como objetivo suprir as necessidades de cada animal individualmente, aproveitando todas as qualidades que esta oferece, propiciando uma vida saudável com longevidade.

 

A Medicina Nutracêutica e Biomolecular traz um novo conceito que complementa o tratamento de diversas doenças encontradas nos animais. Com intuito de promover o melhor funcionamento do organismo e fortalecer o sistema imunológico, através de específicas formulações, utilizam-se antioxidantes, vitaminas em doses diferenciadas, aminoácidos estratégicos e minerais na forma de melhor biodisponibilidade, entre outros fatores.

 

Para os seres humanos uma alimentação fresca, natural e balanceada é a que proporciona melhor qualidade de vida e saúde. Para os nossos pets não é diferente. E quanto mais cedo essas mudanças forem feitas, principalmente para os felinos, melhores serão os resultados. Pense um pouco...Você gostaria de comer todos os dias alimentos processados cheios de conservantes, palatabilizantes e antioxidantes?? E sempre a mesma coisa? Isso faria bem para você??? Cada vez mais cedo nossos animais estão apresentando doenças crônicas degenerativas e autoimunes em função do sedentarismo, da humanização e da alimentação processada. Busque informações. A alimentação que é importante para você é importante para o seu pet também, e ele pode viver mais e curtir a vida mais tempo ao seu lado.