Spirulina: o alimento mais rico do mundo

Spirulina é uma cianobactéria pertencente ao grupo Cyanobacterium (conhecido como Cyanophyta ou como grupo das microalgas verde-azuladas).

 

Esta bactéria é uma fonte rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos essenciais, minerais, ácidos graxos poliinsaturados e outros nutrientes, sendo seu principal uso como suplemento alimentar.

 

As propriedades nutricionais de Spirulina spp. têm sido relacionadas com possíveis atividades terapêuticas, caracterizando o microrganismo no âmbito dos alimentos funcionais e nutracêuticos.

 

Os processos oxidativos do organismo, embora essenciais para a sobrevivência, também são responsáveis pelo envelhecimento e desenvolvimento de muitas doenças, tais como artrites, neoplasias, doenças renais, hepáticas e cardiovasculares, entre outros. Por este motivo, os antioxidantes são importantes para a manutenção do balanço entre as reações de oxidação-redução (redox), e assim retardar ou impedir o desenvolvimento de muitas destas doenças.

Devido à sua composição química, alguns efeitos imunomodulatórios têm sido atribuídos ao seu emprego na alimentação humana e animal.

 

Devido ao seu efeito na manutenção das reações de oxidação-redução (redox) do organismo, os antioxidantes são capazes de modular diversas funções orgânicas, dentre elas, a imunológica.

 

A ação de Spirulina spp. é comprovada a nível experimental ‘in vivo’ e ‘in vitro’, verificando-se sua efetividade na inibição da replicação de alguns vírus, na ação citostática e citotóxica no tratamento de câncer, na diminuição dos lipídios e da glicose no sangue e da pressão sangüínea, na redução de peso em obesos, no aumento da população de microrganismos da flora intestinal, na melhoria da resposta imunológica, na proteção renal contra metais pesados e fármacos, e de ser eficiente na desnutrição, aumentando a absorção de minerais.

 

A Spirulina spp. apresenta elevado conteúdo protéico e é considerada uma das fontes mais ricas de pró-vitamina A (beta-caroteno) e de ferro absorvível, além de apresentar altos níveis de vitaminas e outros minerais,compostos fenólicos, ficocianina, ácido gama-linolênico e outros ácidos graxos essenciais. As proteínas presentes na Spirulina possuem digestibilidade de 70%.

Read More 3 Comments

Benefícios do Ômega 3 na nutrição animal

Listamos informações e benefícios do ômega 3 para que você possa entender como usá-lo na suplementação do seu cão ou gato.

 

Para os pets ficarem lindos e saudáveis, pelagem brilhosa e correndo menos riscos de ficarem doentes, leia aqui como o ômega 3 nos ajuda a cuidar deles:

 

 

  • Todos os órgãos com alta atividade elétrica, como cérebro, olhos e coração são extremamente dependentes de Ômega 3.
  • São antinflamatórios, anti-agregantes plaquetários, e vasodilatadores.
  • Apresentam um papel importante na modulação da resposta inflamatória nos animais alérgicos, reduzindo prurido e grau de inflamação.

 

  • São precursores de ceramidas favorecendo a hidratação cutânea e o brilho do pelame.
Read More

A homeopatia e alimentação natural

Dr. Samuel Hahnemann,  compreendeu profundamente a importância de fatores externos que predispõe, despertam  e mantém muitas das enfermidades. Dentre as muitas causas que provocam desequilíbrios  no organismo estão os hábitos alimentares.

 

A alimentação é a base da saúde de todos os organismos vivos.  Nós, seres humanos, somos o que comemos.  O corpo se nutre ou se desnutre, se desintoxica ou se intoxica de acordo com o tipo de alimentos que consumimos cotidianamente.

 

“Sem alimentação correta a medicina é inútil,com alimentação correta a medicina é desnecessária”.(lema Ayurvédico)

 

Biologicamente  os animais superiores, incluindo o ser humano,  são por assim dizer, máquinas sofisticadas capazes de realizar tarefas notáveis, afim de  manter a fisiologia e o metabolismo do organismo  em perfeito funcionamento. Para isso, necessitam receber um “combustível” fresco, vital, sem tóxicos para que os mecanismos internos tenham o melhor desempenho possível.

 

Os alimentos que são ingeridos são o “combustível” imprescindível para uma vida sã, por essa razão é tão importante saber como e com o que nos alimentamos assim como o tipo de alimentos que damos aos nossos animais de estimação.

 

Os Estados Unidos é um dos países onde se encontra a maior incidência de câncer  no mundo, entre uma longa  lista de enfermidades, devido a este tipo de dieta pré-elaborada, cheia de aditivos, conservantes, com altos niveis de gorduras  saturadas, etc. Por outro lado, em países não  industrializados e em zonas rurais que consomem cereais, frutas e vegetais, bases de uma alimentacão fresca e natural, com muita energia e baixos níveis de gorduras  saturadas, a tão temida enfermidade, se presenta em baixa porcentagem. O cáncer para muitas correntes naturalistas e para a Ayurveda, é um estado de intoxicação   celular avançado causado por múltiplos fatores, entre os quais  se encontra a toxicidade proveniente dos alimentos.

 

Durante milhares de anos a humanidade se alimentou de, cereais, carnes, vegetais e frutos sem nenhuma transformação industrial. Não é o mesmo  consumir uma comida caseira que consumir um pacote de batatas fritas.O valor nutritivo, a digestibilidade,  a energia que oferece o alimento fresco,  sem conservantes, aromatizantes artificiais e demais químicos, faz uma grande diferença.

 

Os seres humanos que vivem afastados da natureza e bombardeados pelos meios de comunicação que dia a dia  geram novas necessidades estimulando o vício denominado consumo, necessitam de muita vontade, sabedoria e conhecimento para no cair na facilidade da comida “ rápida e artificial”.

 

 A forma de alimentar-se de uma pessoa fala muito de quem ela é, em especial  das prioridades e importâncias que tem para sua vida e a dos que a rodeiam. Se convive com um animal de companhia  voltará sua  ideologia para seu companheiro. As pessoas que gostam de cozinhar, em general também cozinham para seus animais de companhia, pois consideram a alimentação como um ponto de partida para a saúde deles e estão dispostos a destinar parte de seu tempo para elaborar esta comida, sentindo-se satisfeitos por fazê-la.

 

Recomendo consultar um médico veterinário de confiança antes de elaborar uma dieta caseira a fim de que a mesma esteja balanceada, sem deficiências ou excessos em alguns de seus componentes.

 

Finalmente, sendo coerente com o criador da homeopatia, Dr. Samuel Hahnemann  e praticante  desta arte de curar desde seus princípios fundamentais até suas diretrizes gerais desejo promover hábitos  dietéticos saudáveis a todos os pacientes, com o propósito de acompanhar o processo curativo que se desencadeia ao tomar o medicamento homeopático correto.

 

Med. Vet. Joaquina Pinto Molina- Homeopata – CRMV 4294/RS

Nutracêuticos na Medicina Veterinária

O termo nutracêutico vem de nutri de "nutriente" e cêutico de "farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. è a medicina natural tratando a saúde do seu pet e prevenindo doenças.

Nutracêutica é um conceito de atuação da medicina em relação a prevenção e tratamento de doenças crônico degenerativas através de técnicas que resgatam conhecimentos da bioquímica, fisiopatologia e nutrição. Esta nova abordagem visa o emprego de fármacos "inteligentes" no combate a Radicais Livres (RLs) resultando em melhor qualidade de vida aos animais. Unindo-se tais conceitos com a reprogramação alimentar(dieta natural), exercícios, controle ambiental e combate a disbiose (desequilíbrio da biota gastrointestinal demonstrou-se cientificamente uma grande melhoria nos quadros clínicos de pacientes como um todo, rejuvenescendo e retardando a evolução de diversas enfermidades.

Na verdade, todo alimento natural(não processado pela industria)pode ser classificado como "funcional", já que contém em doses variáveis, componentes essenciais  a saúde como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc...outros alimentos contém, além desses, outros componentes com grande capacidade de proteção da saúde.

Atualmente vemos uma infinidade de doenças em cães em conseqüência de distúrbios alimentares, incluindo a falta marginal de nutrientes e o excesso de alguns fatores prejudiciais ao organismo.

 

A alimentação caseira balanceada é um direcionamento atualizado na nutrição dos pets, com base numa nutrição rica em antioxidantes naturais e fatores que garantem uma melhor performance do organismo, que vão além de seus aspectos bioquímicos e valores percentuais de carboidratos, proteínas e lipídios. 


É importante conhecer todos os aspectos dos alimentos, para podermos oferecer uma alimentação que tem como objetivo suprir as necessidades de cada animal individualmente, aproveitando todas as qualidades que esta oferece, propiciando uma vida saudável com longevidade.

 

A Medicina Nutracêutica e Biomolecular traz um novo conceito que complementa o tratamento de diversas doenças encontradas nos animais. Com intuito de promover o melhor funcionamento do organismo e fortalecer o sistema imunológico, através de específicas formulações, utilizam-se antioxidantes, vitaminas em doses diferenciadas, aminoácidos estratégicos e minerais na forma de melhor biodisponibilidade, entre outros fatores.

 

Para os seres humanos uma alimentação fresca, natural e balanceada é a que proporciona melhor qualidade de vida e saúde. Para os nossos pets não é diferente. E quanto mais cedo essas mudanças forem feitas, principalmente para os felinos, melhores serão os resultados. Pense um pouco...Você gostaria de comer todos os dias alimentos processados cheios de conservantes, palatabilizantes e antioxidantes?? E sempre a mesma coisa? Isso faria bem para você??? Cada vez mais cedo nossos animais estão apresentando doenças crônicas degenerativas e autoimunes em função do sedentarismo, da humanização e da alimentação processada. Busque informações. A alimentação que é importante para você é importante para o seu pet também, e ele pode viver mais e curtir a vida mais tempo ao seu lado.