A homeopatia e alimentação natural

Dr. Samuel Hahnemann,  compreendeu profundamente a importância de fatores externos que predispõe, despertam  e mantém muitas das enfermidades. Dentre as muitas causas que provocam desequilíbrios  no organismo estão os hábitos alimentares.

 

A alimentação é a base da saúde de todos os organismos vivos.  Nós, seres humanos, somos o que comemos.  O corpo se nutre ou se desnutre, se desintoxica ou se intoxica de acordo com o tipo de alimentos que consumimos cotidianamente.

 

“Sem alimentação correta a medicina é inútil,com alimentação correta a medicina é desnecessária”.(lema Ayurvédico)

 

Biologicamente  os animais superiores, incluindo o ser humano,  são por assim dizer, máquinas sofisticadas capazes de realizar tarefas notáveis, afim de  manter a fisiologia e o metabolismo do organismo  em perfeito funcionamento. Para isso, necessitam receber um “combustível” fresco, vital, sem tóxicos para que os mecanismos internos tenham o melhor desempenho possível.

 

Os alimentos que são ingeridos são o “combustível” imprescindível para uma vida sã, por essa razão é tão importante saber como e com o que nos alimentamos assim como o tipo de alimentos que damos aos nossos animais de estimação.

 

Os Estados Unidos é um dos países onde se encontra a maior incidência de câncer  no mundo, entre uma longa  lista de enfermidades, devido a este tipo de dieta pré-elaborada, cheia de aditivos, conservantes, com altos niveis de gorduras  saturadas, etc. Por outro lado, em países não  industrializados e em zonas rurais que consomem cereais, frutas e vegetais, bases de uma alimentacão fresca e natural, com muita energia e baixos níveis de gorduras  saturadas, a tão temida enfermidade, se presenta em baixa porcentagem. O cáncer para muitas correntes naturalistas e para a Ayurveda, é um estado de intoxicação   celular avançado causado por múltiplos fatores, entre os quais  se encontra a toxicidade proveniente dos alimentos.

 

Durante milhares de anos a humanidade se alimentou de, cereais, carnes, vegetais e frutos sem nenhuma transformação industrial. Não é o mesmo  consumir uma comida caseira que consumir um pacote de batatas fritas.O valor nutritivo, a digestibilidade,  a energia que oferece o alimento fresco,  sem conservantes, aromatizantes artificiais e demais químicos, faz uma grande diferença.

 

Os seres humanos que vivem afastados da natureza e bombardeados pelos meios de comunicação que dia a dia  geram novas necessidades estimulando o vício denominado consumo, necessitam de muita vontade, sabedoria e conhecimento para no cair na facilidade da comida “ rápida e artificial”.

 

 A forma de alimentar-se de uma pessoa fala muito de quem ela é, em especial  das prioridades e importâncias que tem para sua vida e a dos que a rodeiam. Se convive com um animal de companhia  voltará sua  ideologia para seu companheiro. As pessoas que gostam de cozinhar, em general também cozinham para seus animais de companhia, pois consideram a alimentação como um ponto de partida para a saúde deles e estão dispostos a destinar parte de seu tempo para elaborar esta comida, sentindo-se satisfeitos por fazê-la.

 

Recomendo consultar um médico veterinário de confiança antes de elaborar uma dieta caseira a fim de que a mesma esteja balanceada, sem deficiências ou excessos em alguns de seus componentes.

 

Finalmente, sendo coerente com o criador da homeopatia, Dr. Samuel Hahnemann  e praticante  desta arte de curar desde seus princípios fundamentais até suas diretrizes gerais desejo promover hábitos  dietéticos saudáveis a todos os pacientes, com o propósito de acompanhar o processo curativo que se desencadeia ao tomar o medicamento homeopático correto.

 

Med. Vet. Joaquina Pinto Molina- Homeopata – CRMV 4294/RS