Benefícios do Ômega 3 na nutrição animal

Listamos informações e benefícios do ômega 3 para que você possa entender como usá-lo na suplementação do seu cão ou gato.

 

Para os pets ficarem lindos e saudáveis, pelagem brilhosa e correndo menos riscos de ficarem doentes, leia aqui como o ômega 3 nos ajuda a cuidar deles:

 

 

  • Todos os órgãos com alta atividade elétrica, como cérebro, olhos e coração são extremamente dependentes de Ômega 3.
  • São antinflamatórios, anti-agregantes plaquetários, e vasodilatadores.
  • Apresentam um papel importante na modulação da resposta inflamatória nos animais alérgicos, reduzindo prurido e grau de inflamação.

 

  • São precursores de ceramidas favorecendo a hidratação cutânea e o brilho do pelame.

Existem suplementos veterinários que são fonte de ômega 3 e exercem papel de grande importância na complementação alimentar dos cães e gatos como o Omega Full em cápsulas ou em gel.

  • Em pacientes renais o ômega 3 diminui proteinúria e inflamação, aumenta a filtração glomerular e reduz enfraquecimento.
  • Em pacientes cardíacos diminui inflamação, aumenta o apetite diminuindo enfraquecimento, diminui hipertensão, diminui arritmias, confere proteção contra morte súbita.
  • Reduz resistência insulínica e previne obesidade.
  • Reduz dor articular e melhora a mobilidade em animais portadores de artrite e artrose.
  • Melhora a qualidade do filme lacrimal e evita a rápida evaporação da lágrima, reduz inflamação, diminui a destruição das glândulas produtoras de lágrima contribuindo para evitar a ceratoconjuntivite seca.
  • Reduz processos inflamatórios intestinais, utilizado com sucesso em animais com hipersensibilidade alimentar, linfagiectasia, colites e desordens de ordem imunológica.

As fontes de ômega 3 animal e vegetal apresentam benefícios a saúde humana, porém para caninos e felinos é diferente.

 

Para os cães e os gatos, o ômega 3 de peixes marinhos (que já contêm os ácidos graxos de cadeia longa EPA e DHA em sua composição) são as melhores fontes de ômega 3 existentes, e podem ser encontradas em carne de peixe e no óleo de peixe.

 

O ômega 3 de origem vegetal para se tornar biodisponível deve ser convertido no organismo dos cães que possuem deficiência nestas enzimas e os felinos, por exemplo, não possuem as enzimas capazes de fazer esta conversão, portanto não assimilam nenhuma fonte de ômega 3 vegetal, como por exemplo o óleo de linhaça.

 

O uso correto da suplementação ou uso direto na alimentação nas doses adequadas pode trazer inúmeros benefícios à saúde dos animais juntamente com outros recursos terapêuticos de que se utiliza a Medicina Funcional.