Intoxicação em cães e gatos

Os animais podem se intoxicar comendo alguma coisa que acham que vai ser gostoso, mas que na realidade não é.

 

Barras de chocolate, iscas de ratos ou plantas venenosas são exemplos comuns do que eles podem encontrar por aí.

 

Os cães muitas vezes conseguem burlar nosso sistema de segurança para conseguir chegar até o que querem comer. Gatos podem se expor a algo tóxico e acabar se intoxicando ao se lamberem. 

Gasolina, óleo de motor ou toxinas do alcatrão que respinguem nos animais também podem ser fator de preocupação. É importante ficar atento também aos remédios tópicos contra pulgas e carrapatos que forem lambidos pelos animaizinhos.

 

As substâncias tóxicas podem acarretar diversos males e sintomas que aparecem em minutos ou alguns dias depois. A intoxicação é uma emergência e exige atenção médica imediata, mas você pode agir a tempo até conseguir procurar ajuda.

 

Sobre o chocolate, é importante salientar que o chocolate amargo contém a teobromina que é estimulante e afeta o coração de cães e gatos. O chocolate ao leite é menos nocivo (precisaria de 1kg para intoxicar um animal de 3kg), mas mesmo assim não ofereça e nem deixe perto do seu animalzinho. O chocolate amargo contém dez vezes mais teobromina do que o chocolate ao leite, portanto o mesmo animal de 3kg pode adoecer comendo pouco mais de 50 gramas. O resultado dessa ingestão pode ser: vômito, diarreia, convulsões, hiperatividade, coma e até a morte.

 

As dicas principais caso você se depare com a intoxicação do seu animal são as seguintes:

 

- Ofereça algo a ele para comer: Ofereça uma pequena refeição, se ele não comer, ofereça o que ele mais gosta de comer. A comida no estômago ajuda a diluir o tóxico, retardando sua absorção e torna mais fácil provocar o vômito.

 

- Faça o seu animal vomitar: A melhor maneira de tratar um animal intoxicado é fazendo com que ele vomite imediatamente após ingestão - mas somente se ele estiver consciente, para evitar sufocamento. É possível induzir vômito com água oxigenada 10 vol. (2 colheres de chá a cada 5kg de peso). Use uma seringa sem agulha para alcançar diretamente no fundo de sua garganta. A ação da espuma poderá fazê-lo vomitar em 5 minutos.

IMPORTANTE: Se ele ingeriu algo muito danoso como produtos químicos com substâncias cáusticas, não o faça vomitar, mas leve imediatamente para uma clínica veterinária para fazer uma limpeza gástrica.

 

Carvão Ativado: Uma outra medida seria impedir que o tóxico seja absorvido pelo organismo. Para isso, faz-se uso de substâncias como o carvão ativado, misturado à água do animal. Ele se "ligará" ao veneno, impedindo que o mesmo seja absorvido. Mas essa medida só tem efeito que realizada logo após à ingestão do tóxico.

 

- Leve a embalagem do que ele ingeriu para o veterinário: É importante que a toxina seja identificada para o melhor antídoto ser aplicado.

 

- Se o seu animal tiver convulsão: Não o manipule durante a convulsão, apenas tente protegê-lo de possíveis quedas bruscas ou objetos que estejam próximos. Cobrir os olhos dele com um pano escuro pode ajudar a tirá-lo da convulsão.

 

 

Agora você já sabe como dar os primeiros cuidados para o seu cão, mas não hesite em levar o seu animalzinho no veterinário caso você desconfie de uma intoxicação.