Homeopatia no tratamento de doenças hepáticas e vesiculares em cães e gatos

As doenças hepatobiliares possuem importante papel na rotina clínica veterinária. Suas manifestações vão desde sintomas inespecíficos como tristeza, letargia e perda de peso a outros como icterícia e ascite. Sendo o fígado um órgão vital e com função drenadora/filtrante, é imprescindível que seus males sejam identificados precocemente.

 

Os diversos exames bioquímicos , solicitados na busca de um diagnóstico preciso, remetem às alterações físicas e respectivos tratamentos alopáticos, quando diversas drogas e "protetores hepáticos" são usados. A homeopatia pode ser inserida, uma vez que reequilibra o ser e sua força vital, eliminando e regredindo as alterações físicas no fígado. Não é surpreendente, então, o fato de que a maioria dos medicamentos homeopáticos destinados ao tratamento das moléstias hepáticas e vesiculares apresente o sintoma da irritabilidade em suas patogenesias (LATHOUD, 2010).

 

Assim, a tendência dos tratamentos das hepatopatias em animais, além de apontar para as alterações físicas do órgão, deve considerar a utilização de terapias complementares, como a homeopatia, no intuito de entender e tratar o ser como indivíduo único, ponderando o subjetivo poder de suas emoções e sentimentos sobre o organismo. 

 

A homeopatia aborda não apenas os sintomas físicos dos pacientes, mas também os mentais. É um sistema de intervenção médica que atua de forma bastante distinta do convencional e está didaticamente estruturado em leis.

 

Tendo como pilar a lei da semelhança, a terapêutica preconiza a utilização de medicamentos em pequenas doses e diluídos, capazes de desenvolver os mesmos sintomas que curam, quando recebidos por um indivíduo saudável. Esse processo, em que sintomas eram observados pelos experimentadores conforme recebiam o remédio homeopático.

 

Dentre as vantagens da homeopatia com relação a alopatia no tratamento desta ou de outras doenças estão: 

  • A segurança relativa quanto aos efeitos colaterais indesejáveis, já que não “invade” o organismo com compostos ou instrumentos agressivos ao bem-estar do animal. 
  • A apresentação em gotas,  pequenos glóbulos ou em pó em pequenas doses é de fácil administração, o que facilita para o tutor. 
  • O custo do remédio homeopático não é alto.

Pró-fígado

Previne e trata todas hepatopatias em cães e gatos.

Indicações: Insuficiência hepática crônica, síndrome do Fígado Gorduroso,

insuficiência hepática aguda e demais doenças no fígado.

Cuide com carinho do seu pet.

Consulte sempre o médico veterinário antes de administrar qualquer produto.

Write a comment

Comments: 0