Estilo de vida e a Doença Articular Degenerativa

As articulações têm como principal função proporcionar estabilidade ao corpo durante o movimento e suportar o seu peso, sendo necessário que não haja dor e uma amplitude completa de movimentos para que se possam realizar as atividades diárias e uma movimentação normal.

Uma articulação deve ser considerada como um todo, sendo composta por cartilagem, osso subcondral, líquido sinovial e ligamentos associados.

A cartilagem é um tecido sem vascularização constituído por condrócitos e por uma extensa matriz extracelular que representa mais de 95% do seu volume.

Os condrócitos são essenciais na produção e manutenção da cartilagem, sendo o único tipo de célula presente neste tecido.

Na articulação saudável, os condrócitos são os responsáveis por manter a reparação da cartilagem que ocorre pelo equilíbrio mantido pela interação entre condrócitos, citocinas e estímulos mecânicos através do movimento.

A doença articular degenerativa é uma enfermidade progressiva, que acomete a cartilagem de articulações sinoviais e é uma doença crônica, de evolução lenta.

Pode estar associada a distúrbios de envelhecimento ou a anormalidades que causam instabilidade articular, como fraturas ósseas, luxações de patela, ruptura de ligamento cruzado cranial, displasia coxofemural .

A inflamação sistêmica crônica é uma das principais causas de destruição precoce das articulações, através da liberação de citocinas inflamatórias, que está diretamente ligada ao estilo de vida deste animal.

A doença periodontal, a falta de saúde intestinal, alimentação processada com alta carga glicêmica, falta de exercícios,  obesidade são fatores que estimulam a liberação de citocinas inflamatórias, entre elas IL 1 (interleucinas 1) e Fator de Necrose tumoral, induzindo a liberação de metaloproteinases, que contribuem para a fibrose da cápsula articular na inflamação crônica.

 

As estratégias mais importantes para preservar a saúde articular são:

- Cuidar da saúde bucal;

- Cuidar da saúde intestinal;

- Proporcionar uma dieta anti- inflamatória, rica em alimentos funcionais, carboidratos complexos, proteínas de alto valor biológico e gorduras anti-inflamatórias;

- Fazer exercícios moderados;

- Fornecer nutrientes antioxidantes e nutracêuticos que protegem os condrócitos;

- Controle da inflamação sistêmica crônica;

- Controle ambiental, evitando pisos lisos e uso excessivo de escadas.

 

Por Dra. Joaquina Molina CRMV-RS 4294

Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Bringing Pets (Tuesday, 02 January 2018 04:14)

    Fantastic blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers? I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely overwhelmed .. Any suggestions? Many thanks!