Veterinário explica por que nutrição natural é a melhor opção para cães

Imagem da internet.

Embora as rações industrializadas, segundo as normas, devam ser equilibradas conforme as necessidades de cada animal, respeitando seu porte físico e idade, cada vez mais as pessoas estão voltando à moda antiga, ou seja, oferecendo alimentação caseira aos animais domésticos. No entanto, o veterinário nutrólogo especializado em Oncologia, Luciano Pasin, de São Paulo, explica que migrar para uma alimentação mais natural nada tem a ver com oferecer aos cães sobras de comida ou preparações como era no passado.

 

”Nutrição natural funcional e/ou preventiva é uma área da Veterinária em pleno desenvolvimento no Brasil. É uma opção que deve ser conduzida por um veterinário gabaritado em medicina funcional preventiva, capaz de definir uma dieta balanceada e, o mais importante, prescrever nutracêuticos (composições nutritivas que influenciem a ação dos genes) para suprir o que só a alimentação não dá conta, e assim manter a saúde ou tratar certas doenças no cão como câncer e insuficiência renal ou hepática”, comenta o veterinário que se especializou no tratamento de cães e mantém contato com veterinários holísticos dos Estados Unidos (onde a prática é muito utilizada).

 

Pasin procura atender os cães antes que eles adoeçam, acompanha passo a passo todo o período de adaptação à nova alimentação e monta receitas equilibradas com doses adequadas para não apresentarem deficiências em vitaminas e minerais ou trazerem desnutrição, sobrepeso e até obesidade: “Defendo que a somatória da medicina veterinária clássica com conceitos e práticas de medicina funcional seja o caminho para uma vida melhor para o cão e para tratar doenças já instaladas”, destaca.

 

Além de orientação nutricional, o tratamento inclui cuidados como check-up, limpeza dos dentes, detoxificação (diminuição da carga tóxica do organismo) e sessões de ozonioterapia (melhoria de todo o sistema imunológico).

 

Entenda melhor nessa entrevista como a alimentação natural pode prevenir doenças e ter um papel muito importante em cães com enfermidades graves.

 

ENTREVISTA

 

ANDA: É possível evitar câncer com alimentação natural?

Luciano: Sabe-se que um tumor, quando for clinicamente detectável, estará com cerca de 1 cm ou 1 grama e grande chances de já ter se disseminado. Por isso, é mais prudente a prevenção – cerca de 30 a 40% dos tumores podem ser evitados melhorando somente a alimentação. Sempre me atualizo e coloco em prática tudo o que apresenta embasamento científico. O câncer nasce de células defeituosas que poderiam ter sido evitadas. Alguma falha na defesa natural ocorre nesses casos. Infelizmente, tanto o câncer quanto outras doenças crônicas têm se instalado cada vez mais precocemente nos animais. Como nós, os cães também são influenciados por aquilo que eles comem.

 

ANDA: A alimentação à base de ração sólida (seca), por toda uma vida, pode causar câncer ou outras doenças gastrointestinais por exemplo?

Luciano: Embora não se diga explicitamente, eu não tenho dúvidas. Pesquisas feitas por cientistas em animais de laboratório já confirmaram isso. Não considero nenhuma das duas opções, seca ou úmida, alimentos 100% saudáveis.

 

ANDA: Já que estamos falando de nutrição natural, é correto alimentar o cão duas vezes por dia e até uma vez por dia, como muitos veterinários aconselham? Deixar o estômago vazio por 12 horas e até por 24h não pode gerar problemas gastrointestinais?

Luciano: Não sou a favor de alimentá-los 1 vez ao dia. Adultos, no mínimo, 2 vezes ao dia e filhotes, de 3 a 4 vezes ao dia. Retardo na digestão, formação de gases e metabolismo mais lento são alterações claras em cães alimentados de forma inadequada.

 

ANDA: O senhor aconselha apenas alimentação natural?

Luciano: Sou a favor da alimentação natural sem ração para aqueles tutores que estão dispostos a fazer o que for melhor pelos seus cães. Digo aos meus clientes que a alimentação natural balanceada é superior a qualquer ração, mas se for oferecer uma alimentação natural desbalanceada em vitaminas e minerais é preferível dar uma ração de boa qualidade.

 

ANDA: Como usar os nutracêuticos?

Luciano: Normalmente prescrevo nutracêuticos manipulados de acordo com a patologia, alimentação e necessidade individual. Mas alguns suplementos são vendidos sem receita. Devemos usar por toda a vida se quisermos evitar uma série de doenças.

 

ANDA: Como é feita a ozonioterapia? É por meio de um aparelho?

Luciano: A ozonioterapia é feita através de um aparelho que converte o oxigênio (O2) medicinal do cilindro em um gás chamado ozônio (O3). Pode ser utilizado via retal – de forma tópica misturado a óleo, ao sangue e transfundido, a injeções intra-articulares – para inúmeras patologias, inclusive, o câncer.

 

ANDA: Como é feita a detoxicação?

Luciano: Indico a detoxificação duas vezes ao ano por um período de três semanas com alimentos detoxificantes para pacientes que comem alimento natural e/ou com formulações manipuladas para aqueles que comem ração.

 

Fonte: ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais 

https://www.anda.jor.br/2016/01/veterinario-explica-nutricao-natural-melhor-opcao-caes/

Write a comment

Comments: 0